Como funciona o carregador sem fios?


Mesmo que a ideia de transmitir energia sem utilizar fios pareça futurista ou coisa de ficção científica, ela não é particulamente nova. O inventor austríaco Nikola Tesla criou as primeiras teorias de transmissão de energia sem fios na virada do século XIX para o XX, mas por muito tempo ela ficou restrita a protótipos e pesquisas acadêmicas, e só não é aplicada extensivamente devido ao seu custo.

Transmissões de música pelas rádios, televisores e internet sem fio utilizadas em laptops e smartphones funcionam através de propagação de ondas energeticamente carregadas para transportar dados. A única diferença é o fato de que os dispositivos que queremos carregar utilizam baterias para funcionar, o que torna o processo diferente, mas não tecnicamente mais difícil, ainda mais levando em consideração a pequena quantidade de energia que é necessária para encher a bateria completamente, que é por volta de 5 Watts.
A transferência de energia propriamente dita é realizada pelo fenômeno físico conhecido como indução, onde a corrente elétrica da tomada é transformada em um campo magnético. Ela é transportada do indutor da base conectada à tomada ao outro indutor conectado ao aparelho que se deseja carregar. Medelo de bobina de ressonância utilizada para carregar vários dispositivos por vez

A transferência de energia propriamente dita é realizada pelo fenômeno físico conhecido como indução, onde a corrente elétrica da tomada é transformada em um campo magnético. Ela é transportada do indutor da base conectada à tomada ao outro indutor conectado ao aparelho que se deseja carregar. Quanto maior a proximidade entre os dois indutores, maior é a transferência de energia, pois ela varia com o quadrado da distância que separa os dois.
Na prática, pode-se até carregar vários aparelhos de uma vez só com distâncias de até alguns metros aplicando-se o fenômeno da indução, quando dois objetos "vibram" com a mesma frequência. No futuro talvez eliminemos os fios para a maioria dos dispositivos que utilizamos, juntando o carregamento sem fios e outras tecnologias como a Intel Wireless Display (transmissão de vídeo), roteadores sem fio de longas distâncias, bluetooth em nossos teclados, mouse e fones de ouvido, utilizando os fios somente para o que é estritamente necessário e mantendo nossas casas e escritórios muito mais organizados.

Acredita que num futuro próximo tenhamos nossos dispositivos completamente livres de fios? 



Fonte: http://canaltech.com.br/dica/hardware/Como-funciona-o-carregador-sem-fios/#ixzz38VoQMko9 

Comente em "Como funciona o carregador sem fios?"

Postar um comentário

Vídeos

Seguidores